Nos anos 70 – 80 havia uma série de TV sobre a SWAT, o esquadrão de elite da polícia dos EUA. Nele, virava e mexia aparecia a fala: “se você tem problemas, chama a polícia; se a polícia tem problemas, chama a SWAT”. Os caras vinham e resolviam!

Em se tratando de planejamento estratégico, temos algo tão bom quanto a SWAT: é a Matriz SWOT.

SWOT é um acrônimo das palavras em inglês Strengths (forças), Weaknesses (fragilidades), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Destinada à análise de cenários, essa ferramenta é muito útil para avaliarmos o negócio – também na área da psicologia – seja se estamos para começar, se já começamos ou se estamos pensando numa transição de atividade.

Ela tem a seguinte representação gráfica:

Entendendo e aplicando:

O ambiente interno é tudo aquilo que está no seu campo de responsabilidade direta, o que depende de sua ação, competência ou escolha. Alguns exemplos de fatores que podemos listar como ambiente interno são:

  • Setting terapêutico: localização, estrutura, aparência, estacionamento, acessibilidade, visibilidade, etc.;
  • Conhecimento: seu nível de domínio das técnicas e ferramentas alinhadas à sua prática;
  • Suas competências: capacidade de manejo, escrita, capacidade de se expressar em público, conhecimento de ferramentas de informática;
  • Sua presença digital: blog, Fanpage, perfil do LinkedIn, produção de conteúdo e suas competências com essas mídias;
  • Networking: sua rede de relacionamentos alinhados ao desenvolvimento do seu negócio.

Entram aqui também suas características emocionais, crenças, administração do dinheiro, e por aí vai.

Avalie seu ambiente interno, considerando esses aspectos e avalie quais estão na coluna “FORÇAS” e quais pertencem ao campo “FRAGILIDADES”. Pergunte-se que pontos fortes você tem, pense nos aspectos que pessoas próximas mais elogiam em você e quais são as maiores reclamações a seu respeito. Seja sincero com você mesmo, mas sem pesar demais a mão na autoexigência.

Já o ambiente externo compreende tudo aquilo que não depende diretamente de você. Aquilo que acontece à revelia de sua atuação. Nele se encontra o panorama econômico ou cultural de sua cidade/ região, a concorrência, público e mercado.

Tudo o que estiver “da porta pra fora” do seu negócio. Relacione o que faz parte do campo “OPORTUNIDADES”, aquilo que pode ser aproveitado no seu negócio; e o que vai para a coluna “AMEAÇAS”, fatores que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio.

Após preencher os campos, numere em ordem de importância:

  • Qual seu ponto forte que mais pode contribuir para o avanço de sua atividade;
  • Qual a sua fragilidade que mais oferece risco;
  • Qual a ameaça que mais pesa contra o seu negócio;
  • Qual a oportunidade que mais tem potencial para ser aproveitada.

Sucesso!

Com mais de 20 anos de experiência na gestão de Equipes e Processos Organizacionais, Pedro Paulo de Souza é consultor Organizacional e Psicólogo, com formação em Coaching e Empreendedorismo pelo EMPRETEC/ SEBRAE.

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