Este post é quase um tutorial, e foi escrito pensando em você que acaba de chegar à Academia do Psicólogo. Aqui eu falo um pouco sobre a estrutura de conteúdo do site e apresento algumas dicas para você obter a melhor experiência de navegação desde o início. Como o site ainda está recebendo alguns ajustes finais, talvez um ou outro item aqui esteja um pouco diferente, mas logo tudo se acerta.

Este artigo também será atualizado sempre que novas funcionalidades forem – e serão – adicionadas ao site.

Vamos começar, logicamente, pelo começo:

Interface e Estrutura geral

1

A interface da Academia do Psicólogo foi concebida para oferecer uma experiência de navegação extremamente “limpa” e intuitiva.

Na verdade, tão limpa que, a princípio, fiquei com medo de o site parecer um pouco vazio para os membros. Afinal, estamos bastante acostumados a sites com várias cores, boxes, informações, botões, e isso dá uma bela sensação de muito “recheio”.

Mas não. Optamos pelo contrário.

Escolhemos um layout quase minimalista para não dar ao leitor a sensação de “claustrofobia”. O menu principal, os botões, a mudança de cores sutil, tudo foi criado para dar a sensação de espaço e tranquilidade. Quando você está lendo um artigo, por exemplo, não há mais nenhum elemento na tela, nem mesmo botões laterais. (Pode olhar agora mesmo!)

São só o texto, as imagens, e você absorvendo conhecimento em um ambiente especialmente projetado para o foco e concentração.

Quando estávamos planejando, disse ao designer: “Quero algo bonito, mas a funcionalidade vem antes da estética.”

E então ouvi a resposta mais interessante que um designer já me deu:

“Isso não faz sentido Bruno. Não é preciso escolher entre estética e funcionalidade, por que a estética É um função”

“E qual a função da estética, por acaso?” Perguntei.

“Agradar aos olhos e gerar uma profunda sensação de bem-estar interno”.

Calei a boca e deixei o cara trabalhar.

Agora vamos ao Menu.

Menu Principal

2

O Menu principal é aquele que fica lá “em cima” em todo site que você vê por aí. Na Academia ele é bem discreto, mas totalmente “funcional”.

Neste menu você vai ver os seguinte elementos:

Home – Canais – Conteúdo – Seu Nome – Contato

Vamos falar por enquanto dos 3 primeiros elementos. Na atualização do artigo vou tratar dos outros 2, que estão sendo finalizados.

1- HOME

3

É a página principal da Academia para o usuário que chega. Nela você pode vai poder ver um grande slide – na verdade são 3 grandes slides  – que serão utilizados para fazer chamadas para canais internos, anunciar um evento, parceria ou qualquer coisa de relevante que aconteça.

Os slides serão mudados constantemente para te avisar do que há de mais novo e interessante na Academia.

Abaixo dos slides, você vai ver uma lista de categorias internas, organizadas e separadas em fileiras horizontais.

Estas categorias foram criadas para facilitar a navegação e permitir que você encontre facilmente o conteúdo que busca no site.

Nem todas as categorias ficam na HOME, senão ela ficaria muito grande, mas a maioria delas sim. As que não ficam podem ser vistas em um sub menu, do qual falaremos daqui a pouco.

Agora passemos a outro elemento do menu principal:

2- CANAIS

4

A Academia do Psicólogo tem muito conteúdo.

Há artigos internacionais traduzidos, ferramentas, tutoriais, entrevistas, mas é claro: As verdadeiras estrelas são os parceiros. Os profissionais que aceitaram ter um canal aqui dentro e falar para você sobre que eles fazem de melhor.

Por isso, a primeira segmentação disponível para sua navegação, é a filtragem por canal.

Assim que entra na Academia e cai na HOME, basta passar o mouse e clicar em cima da palavra CANAIS e você vai ver o nome de cada canal com a foto do parceiro responsável. Então é só escolher o canal, entrar, assistir, e claro, comentar para que possamos melhorar o trabalho.

Neste início de projeto, ( Entre Fevereiro e Março de 2016) teremos aproximadamente 15 canais, tratando de temas que vão do empreendedorismo à clínica psicanalítica. Mas o objetivo é, cada vez mais, segundo a demanda dos psicólogos, adicionar novos canais.

E agora vamos ao que interessa de verdade:

3- Conteúdo

5

Preste atenção para não ficar confuso:

Além do menu principal, criamos também um sub menu flutuante que aparece toda vez que você clica na palavra “Conteúdo” no menu principal.

Este menu serve como um filtro pra você orientar a navegação por diferentes critérios. São 3 filtros diferentes:

#1-Por Autor

Aqui é basicamente a mesma coisa dos canais, só que você vai encontrar também, com o tempo, outros autores.

Explico: Cada parceiro que tem um canal, é automaticamente um autor, mas nem todo autor terá um canal, alguns vão apenas publicar artigos avulsos, tratando de temas de interesse da comunidade. Então, nesse menu você pode tanto ir para um canal, através do nome do autor, quanto ir para os textos de um autor que não tem canal.

Se estiver parecendo um pouco confuso agora, é só ir ali ver o menu que fica tudo claro.

#2 – Por Assunto

Aqui você pode filtrar o conteúdo por diferentes assuntos, que também são chamados de categorias.

Note  que é uma lógica diferente do menu CANAIS, pois as categorias são bem variadas. Por exemplo, na categoria “Planejamento de Carreira”, você pode encontrar conteúdo de diferentes canais, desde que eles cubram este tema.

Esta filtragem serve para que você não precise passar pelos canais se não quiser, e vá direto ao ponto. Além disso, a Academia vai ter muito conteúdo que não é dos canais, e também estará organizado por assunto.

#3- Por Tipo

Esta é outra forma de agregar conteúdo pensada para facilitar sua vida. Vamos supor que um dia você está simplesmente afim de assistir aos vídeos da Academia, sem necessariamente entrar em cada canal.

Basta ir em “Todos os Vídeos” que você automaticamente vê, obviamente, todos os vídeos da Academia até o momento.

A mesma coisa pode ser feita com outros tipos de conteúdo, como artigos, ferramentas, conteúdo exclusivo.

Se você pensar bem, vai ver que são apenas formas diferentes de filtrar o mesmo conteúdo, mas isso faz uma enorme diferença na experiência de navegação, pois você tem vários atalhos para encontrar o que procura.

Como Utilizar a Academia de Forma Produtiva

Depositphotos_40632841_l-2015-1140x641

Sendo bem sincero:

Interagindo.

A Academia do Psicólogo foi criada para ser mais do que um serviço comum de assinatura de conteúdo.

Seu objetivo é, na verdade, tornar-se uma comunidade de psicólogos que, mesmo com diferentes abordagens e atuando em diferentes realidades, estejam unidos através de uma estrutura maior que agrega conhecimento, organiza ações e propõe rumos para a atuação no mercado.

Os “canais” existem justamente para que, dentro da comunidade maior, possamos nos organizar também em comunidades menores, segmentadas por temas que sejam de nosso interesse direto.

Por exemplo, se você atua com Gestalt, vai poder interagir com vários profissionais desta linha no Brasil inteiro. Vocês vão poder propor temas ao responsável pelo canal, abrir debates, perguntar, responder, trocar.

A mesma coisa se você tem interesse em Psicanálise, Psicologia do Esporte, Mundo das Organizações, TCC, Empreendedorismo e por aí vai.

Talvez você pense: Mas é possível fazer isso no Facebook.

Sim, é.

Mas aqui as coisas são bem diferentes.

Há uma proposta pedagógica envolvida, uma equipe por trás.

Dentro da Academia, o grupo se organiza a partir de um direcionamento mais claro, com a apresentação constante de conhecimento que conduza e oriente as discussões.

E claro, este é um ambiente exclusivo para psicólogos que desejam aprender e interagir de maneira inteligente construtiva. Estaremos sempre acompanhando e intervindo em condutas e comentários inadequados ou que perturbem o grupo.

Por isso eu reforço: interaja, comente, peça, sugira. Estamos aqui para atender aos seus interesses.

Por enquanto você só vai poder interagir através de comentários nos textos e vídeos, mas em breve teremos muito mais funcionalidades.

Aliás, já pensou se a Academia se torna uma rede social cheia de funcionalidades específicas para psicólogos?

Não duvide! 🙂

Um grande abraço, e aguarde que logo vem muito mais conteúdo por aí!

Autor

Bruno Soalheiro

bruno.soalheiro@academiadopsicologo.com.br

É coach, palestrante, co-fundador da Academia do Psicólogo e autor do livro “Psicólogo Empreendedor, tudo o que você não aprendeu na faculdade”.

Desde 2003, quando se graduou em Psicologia, aborreceu-se com o fato de o curso não enfatizar nenhum aspecto mercadológico da profissão, o que fazia com que a maioria dos psicólogos acabasse tendo que abandonar a carreira ainda no início.

Um belo dia, em 2014, após 11 anos de experiência no mundo das organizações, trabalhando em multinacionais e como consultor, decidiu fazer algo sobre aquele “incômodo” do passado, e começou um projeto que tem como missão transformar a maneira como a sociedade percebe e consome os serviços de Psicologia no Brasil e no mundo.

Se você navegou pela academia do Psicólogo mas ainda tem dúvidas sobre o que podemos fazer por você, é só entrar em contato conosco. Vem com a gente construir um novo tempo para a Psicologia no Brasil.

  • Rua Barão de Teffe , nº.160 - Sala 1301
    Jardim Ana Maria, Jundiaí - SP - CEP: 13208-760

  • Tel: +55 11 3280-2888
    Whats: 31 9 95952490

  • suporte@academiadopsicologo.com.br





© 2017 Academia do Psicólogo. Todos os direitos reservados.