Nossa Ideia

A falta de conhecimento sobre a ciência e os serviços da psicologia são um enorme desserviço a saúde mental de toda a população. Infelizmente, o estigma e o preconceito fazem com que muitas pessoas que poderiam se beneficiar da psicologia não saibam ou não sintam-se confortáveis para buscar o tratamento adequado.

A nossa proposta é quebrar o silêncio e o mistério sobre o que é um psicólogo e como ele pode contribuir para uma vida mais saudável. E é claro que faremos isso com uma linguagem acessível e um layout bacana!

Não prometeremos cura, não induziremos ninguém a contratar o profissional X ou Y, tampouco faremos sensacionalismo ou iremos denegrir outras profissões. Mas iremos sim continuar nossa missão de universalizar o acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência e dos serviços da psicologia.

A nossa proposta é clara: transformar completamente a forma com que os serviços da psicologia são percebidos e consumidos no Brasil!

Nossas Premissas

A psicologia precisa ser mais divulgada

Divulgar a psicologia e seus serviços é uma questão de ética. Um caso de utilidade pública. Não se trata de induzir as pessoas a contratar nossos serviços, mas de conscientizá-las para o cuidado com suas emoções e de mostrar como podem ter uma vida muito mais saudável e significativa através do que oferecemos.

A psicologia deve ser associada à positividade

No “inconsciente coletivo” somos fortemente associados à ideia de loucura, desajuste e falta de equilíbrio. E é isto o que faz com que as pessoas tenham vergonha ou até evitem ir ao psicólogo. Precisamos mostrar que psicologia também é crescimento e desenvolvimento, e que não é preciso estar mal para se beneficiar dela.

A psicologia pode ser vista como um negócio

Atualmente há psicólogos que entendem muito de sua ciência, mas absolutamente nada de como usá-la de forma prática para gerar renda para si mesmos. Compreender os aspectos mercadológicos é fundamental para desenvolver uma atuação que beneficie tanto a sociedade quanto os profissionais da própria psicologia.

30 Comentários

  • Neste momento de luta antimanicomial esse trabalho que vocês prepararam é imprescindível! Fundamental para uma visão de psicologia do bem, e todos nós, profissionais comprometidos, devemos nos responsabilizar pela imagem que as pessoas terão da nossa profissão! Gratidão pela iniciativa de vocês, farei bom uso da campanha!

    • Daiana Rauber Daiana Rauber disse:

      Ótima reflexão, Liliane. Além de todo processo histórico da luta antimanicomial, precisamos olhar para o que estamos fazendo hoje para que a psicologia esteja presente na vida das pessoas sem estigma.

  • Douglas Cruz disse:

    Parabens pela campanha, vocês poderiam enviar essas imagens em formato de pequenos cartazes para colocar em clinicas e lugares publicos.
    abraco

  • sonia godinho disse:

    Que bela iniciativa!!!!!! Parabéns

  • Jaqueline disse:

    Nossa, eu simplesmente amei! Vocês estão sempre inovando, parabéns!!
    Nós precisamos ajudar a divulgar a psicologia de uma forma positiva, que ajuda as pessoas no seu cotidiano, e não apenas nas patologias.
    Vou compartilhar com certeza!!!
    Obs.: Concordo com o Douglas, poderiam fazer em uma resolução maior para ser colocado como cartazes nas clínicas e em outros locais públicos.
    Abs

  • Juçara Conte disse:

    Excelente trabalho. Concordo plenamente que precisamos divulgar o trabalho do psicólogo.
    Faco isso constantemente na minha pagina do instagran @psicologia_jucaraconte.
    Vou participar da campanha compartilhando os posts de vcs.

  • Sophia disse:

    Achei massa!!! MARAVILHOSO! Mas aposto que os foucaultianos vão reclamar, eles sempre implicam com as palavras, sempre reclamam de tudo… chamam tudo de normativo.

  • Marleide Borges disse:

    Interessante que seja elaborado um com o tema emagrecimento, que é meu nicho de trabalho. Hoje as pessoas desprezam o trabalho do psicólogo na atuação desse trabalho por achar que entramos no processo do emagrecimento apenas na fase do laudo para a cirurgia bariátrica, esquecendo que nosso trabalho vai desde a prevenção da obesidade e sobrepeso.

  • Thiago disse:

    Sempre tive em mente que este tipo de preconceito existiu quanto a profissão e ao serviços dos profissionais psicólogos em nosso país. A ausência de informação e pouca união entre a classe profissional são alguns dos fatores ao meu ver associados a este problema, assim, os Conselhos Regionais de Psicologia também devem se responsabilizar e entrar nesta luta. Todos os setores da sociedade podem se beneficiar dos serviços e ações do campo da psicologia, uma ciência ampla que muito pode contribuir para qualidade de vida e saúde coletiva das pessoas e de nosso país.
    Estou junto com vocês para buscarmos melhores condições para a profissão e para os profissionais.

  • Ana Paula Almeida disse:

    Obrigada pela inovação de cada dia. Com certeza divulgarei em minha rede social e principalmente na comissão dos estudantes de psicologia, para que todas (os) possam replicar, e oportunizar um futuro melhor à essa profissão importantíssima!!

  • Jenifer disse:

    AMEI a iniciativa!!! Persistam, não desistam, precisamos TODOS propagar essa profissão lindíssima!!!

  • Marcos Santos disse:

    Que tal criarem imagens sobre as tematicas afetividade e sexualidade? tanto para solteiros e casais. É o tema que não quer calar!! Parabéns pela iniciativa.

  • Maressa Andrade disse:

    Parabéns pela campanha. Baixei todas as imagens e vou compartilhar. Envie as novidades por email. Abraços!!

  • Adorei a iniciativa! Temos que nos unir para levar a Psicologia de uma forma simples e clara a todos! Parabéns!

  • Ana Paula Barcelos Correia disse:

    O trabalho de vocês simplesmente me emociona!!! Bruno e equipe, o trabalho da Academia do Psicólogo é essencial e de uma competência ímpar!!! Parabéns, vou divulgar todas as imagens… ficaram ótimas!
    Forte abraço e gratidão
    Juntos somos mais fortes!

  • Cristiane Cordoni disse:

    Fantástica essa iniciativa… Um forma muito inteligente de divulgar o trabalho que nós psicólogos desenvolvemos. Já estou divulgando desde de que vocês começaram a postar as imagens na página. Obgda por dividir conosco! Abraços

  • Oziete Pereira do Amarante disse:

    Eu sempre me perguntei,o motivo que os C R P s não fazem uma campanha continua,para esclarecer e dismestificar a Psicologia nesse Brasil.

    Parabéns pela iniciativa.adorei as imagens !!!

  • Paula Morais disse:

    Com toda certeza irei compartilhar as imagens de vocês! Adorei a iniciativa.

  • Andreia Santos disse:

    Concordo plenamente e acho que faz todo o sentido o trabalho que está a ser feito. Bora! Vou juntamente convosco nesta campanha

  • Camila Procópio disse:

    Uma campanha de grande importância!! Precisamos trabalhar muito com Psicoeducação. Temos um grande trabalho a fazer para a sociedade.
    Parabéns pelo trabalho!!

  • Caroline Yu disse:

    Linda campanha da Academia!
    Precisamos começar também a trabalhar a sensibilização e conscientização das pessoas quanto à Psicologia e seus benefícios.
    Aproveito para compartilhar este vídeo. Me inspirou muito a repensar a Psicologia e como podemos passar essa mensagem!

    https://www.youtube.com/watch?v=GXy__kBVq1M
    “The Happiness Advantage: Linking Positive Brains to Performance”

  • Bárbara Corrêa Lima disse:

    Excelente iniciativa! Fundamental para o nosso momento. Contem comigo na divulgação.

  • Ana Cristina disse:

    Adorei as peças e sou fã do trabalho de vocês! Gostaria de pedir que vocês façam as peças escritas no gênero masculino (psicólogo) e também no gênero feminino (psicóloga). É uma sugestão válida, já que a maior parte das profissionais da Psicologia são mulheres. Gratidão pela iniciativa!

  • Bruna Balan disse:

    Adorei a proposta e as mensagens!
    Certamente vou postar, pois acredito nesse trabalho e que certas crenças populares devem mudar!

    Vamos em frente!

  • sergia monica disse:

    Parabéns pelo trabalho, sempre BEM focado. Esta é uma das minhas lutas hoje, estou num REcomeço, com um novo olhar diante de
    nossa profissão, primeiro quero colocar que essa disputa de abordagens fere a essência da psicologia e tem tirado da sociedade sua verdadeira função,
    de dar qualidade de vida ao sujeito, acredito! E quando encontro trabalhos como o da academia, se posicionando a favor DO PROFISSIONAL, me enche de esperança diante de um Conselho estigmatizado.
    Vamos à luta! Parabéns!

  • Mais uma vez inovando e indo ao encontro daquilo que acredito para nosso trabalho. Obrigada pela campanha adorei!!

  • Samuel Costa disse:

    Iniciativa top. Parabens!!

Deixe um comentário